TURISMO DE EXPERIÊNCIA CRESCE NO BRASIL
As experiências vivenciadas em uma viagem são a maior motivação entre os turistas brasileiros. O turismo de experiência proporciona vivências que o viajante não teria no turismo tradicional. Isso quer dizer que, além de conhecer pontos turísticos tradicionais, ele ainda tem a oportunidade de vivenciar a realidade local.
O viajante que está em busca dessa vivência quer, acima de tudo, que a sua viagem tenha um sentido maior do que simplesmente o descanso. Ele quer se sentir parte do destino, descobrir os segredos locais e levar para casa conhecimento, descobertas e transformação.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae e o TRVL LAB, os turistas preferem estar sozinhos (26%) ou acompanhados por por companheiros e filhos (40%), e têm especial predileção pelos passeios a pé nas cidades visitadas (63%) como principal atividade. O contato com a natureza e o ecoturismo estão entre os maiores interesses desse público (57%) e quase (70%) buscam por momentos de relaxamento.
O levantamento mostra que o brasileiro está sintonizado com o comportamento do mercado global, que tem registrado um crescimento expressivo do turismo de experiência. Impulsionado principalmente pelo impacto do período de isolamento social gerado pela pandemia, o ato de viajar se fortaleceu como atividade exploratória, com foco em experiências para se aproveitar o melhor de cada lugar. Essa atitude tornou-se fator determinante para a escolha, inclusive, dos destinos.
O turismo de experiência é responsável por quase 60 % do faturamento dos pequenos negócios do setor.
Mais números da pesquisa:
- 42% viajam com companheiro e filhos;
- 86% dizem que as experiências são o aspecto mais importante da viagem;
- 63% realizam passeios a pé pela cidade durante as suas viagens;
- 57% estão conectados com passeios pela natureza ou de ecoturismo;
- 67% querem vivenciar momentos de relaxamento;
- 77% utilizam o Instagram como principal plataforma para descobrir a experiência pela primeira vez;
- 52% pesquisam por experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e ou hospedagem;
- 46% realizam a reserva ou compra das experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e /ou hospedagem;
- 56% utilizaram sites e aplicativos de agências de viagens on-line para compra ou reserva de experiências;
- R$ 5 mil é a estimativa de gastos em experiência para 35% dos entrevistados;
- 70% utilizam o cartão de crédito ou débito como principal forma de pagamento.
Fonte: SEBRAE